Oficinas e Professores
Maestro Convidado e Coordenação do Evento
MAESTRO ROBERTO FARIAS
Oficina de Regência e Preletor Convidado
Oficina de Regência e Preletor Convidado
Ligado às iniciativas musicais da Cidade de Cubatão (SP), sua terra natal, iniciou seus estudos musicais aos sete anos de idade e aos onze já produzia os seus primeiros arranjos para banda, tornando-se assistente de seu professor.
Na década de 1970 foi idealizador da Banda Musical “Afonso Schmidt”, dando origem a atual Banda Sinfônica de Cubatão. Foi Regente titular e diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Santos (1983-1992), do Coral Petrobrás-RPBC (1987-1992). Foi o responsável pelo seu projeto de profissionalização, consolidado em 1989, sendo o seu regente titular até o ano de 2000.
É formado pela Faculdade Música de Santos, onde mais tarde assumiu as cadeiras de Literatura Instrumental, Apreciação Musical e Instrumento Superior, estudou Regência com o maestro alemão Paul Bernard, tendo frequentado classes de renomados mestres como William Nichols, Gerard Devos, Fábio Mechetti e o célebre Eleazar de Carvalho.
Foi Professor de Regência Orquestral do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim (a antiga Universidade Livre de Música), atuou como Professor de Regência e Prática de Banda Sinfônica nos mais importantes festivais de música do país, entre eles, o Festival de Inverno de Campos do Jordão, Festival de Música de Londrina, Oficina de Música de Curitiba, Curso Internacional de Verão de Brasília, Festival de Inverno de Antonina – PR e Painel FUNARTE para instrumentistas e regentes de bandas.
Entre os seus prêmios, destacam-se: Regente do Ano – 1981, Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Prêmio APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte (1990), Prêmio Banespa de Música – Destaque Internacional (1993), Mérito Cultural Afonso Schmidt (1994), Prêmio Carlos Gomes (1997).
Em 2022, foi agraciado com o título de Comendador pela Associação Mérito Cultural Carlos Gomes e com a Medalha: Cinquentenário das Forcas de Paz do Brasil, pela Associação Brasileira das Forgas Internacionais da Paz; Curador do Diploma Mérito Artístico Maestro Eleazar de Carvalho e Conselheiro da Ordem dos Músicos do Brasil, é também Chanceler e Imortal da Academia de Música do Brasil.
Desde 2005 atua como Coordenador dos Grupos Artísticos Oficiais de Cubatão e em 2017 assumiu a Direção Artística do METAL ARTE - Quinteto de Metais e em 2018, a direção artística da BANDA SINFONICA PAULISTA. E também, desde 2018, docente de Pós-graduação na ALPHA CURSOS-FACEC.
MAESTRO HENRIQUE SIDERIO
Coordenador Artístico-pedagógico
Coordenador Artístico-pedagógico
Nascido em 14 de julho de 1992, natural de Santo André – SP, iniciou seus estudos na música em 2002, aos 10 anos de idade, com o maestro e professor Oseas Santana na Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Mauá – SP. Estudou Eufônio com o professor Alex Oliveira e também na Escola de Música do Estado de São Paulo – EMESP (antiga Universidade Livre de Música - ULM), no curso de Eufônio Erudito, com o professor Ezequiel Oliveira. Ainda na EMESP, estudou também com os professores Rodrigo Lima, Camila Bonfim, Hermes Jacchieri, entre outros.
Como músico, teve a oportunidade atuar em concertos com grandes solistas como Darcio Gianelli, Nicolay Alipiev, Alexandre Ficarelli, Sergio Coutinho, entre outros, nos períodos em que tocou na Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo.
No Exército Brasileiro, foi aprovado como eufonista no Exame de Comprovação de Habilidade Musical (2011) e posteriormente como trombonista, em novo processo seletivo (2017), ambos na Banda de Música do 2º Batalhão de Polícia do Exército, tendo também sido nomeado Instrutor do Estágio Básico de Cabo Músico Temporário após sua promoção à graduação de 3º Sargento.
Na Polícia Militar do Estado de São Paulo, foi aprovado em 1º lugar no Exame de Qualificação Técnico Musical (2018), como eufonista. De 2019 a 2023, atuou como 1º Trombone da “X-Jazz Orchestra”. Integrou o Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo, como eufonista, e atualmente faz parte do grupo de metais “FOUR Low Brass”.
Estudou Regência com o Maestro Roberto Farias no Seminário Permanente de Regência – MUSICAD (2016 a 2019). Em Buenos Aires (Argentina, 2022), teve também a oportunidade de ter aulas de Regência com o Maestro Rodrigo Gonzalez Jacob, na Universidad Nacional de las Artes - UNA (Universidade Nacional das Artes) e com o Maestro Carlos David Jaimes, Regente da Banda Sinfónica de la Ciudad de Buenos Aires (Banda Sinfônica da Cidade de Buenos Aires).
Participou de diversos master classes de regência com grandes maestros como Giancarlo Guerrero, Roberto Tibiriçá, Marin Alsop, entre outros. Realizou cursos para regentes de grupos musicais, de editoração musical e também cursos na área de formação para educadores musicais em diversas instituições como a Escola de Música do Estado de São Paulo – EMESP, o Projeto Orquestrando São Paulo (SESI/SP) e pela Fundação Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo - OSESP.
Como maestro, é regente assistente da Orquestra e regente titular dos Musicais Anuais de Natal da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - IEAD em Mauá (sede) e desde 2015. Foi regente titular da Banda Regimental da Escola Superior de Soldados da Polícia Militar do Estado de São Paulo no edital 2017 (início em 2017 e término em 2018) e da Banda Regimental da Escola Superior de Sargentos da Polícia Militar do Estado de São Paulo no CFS-I/23 (início em 2023 e término em 2024). Atualmente é também regente titular da Orquestra do Instituto de Arte, Cultura e Educação - IACE.
Em 22 de novembro de 2021, data em que se comemora o Dia do Músico, foi condecorado com a Medalha: Mérito do Músico Militar - Capitão Franklin, pela Consultoria Nacional de Outorgas - CNO.
É coautor do Volume I e autor dos Volumes II e III do Método: “Teoria Musical Básica”, material didático adotado no Programa de Teoria Musical do Curso Livre de Música da Escola de Música da Associação Beneficente Educacional Daniel Berg – ABEDABE. É Licenciado em Música, pós-graduado (“Lato Sensu”) em Docência Superior e atua também como professor.
Professores Convidados
Paulo Galvão Filho
Cordas
Cordas
Paulo Galvão é maestro titular da Orquestra Juvenil Heliópolis, maestro assistente do lendário Isaac Karabtchevsky na Orquestra Sinfônica Heliópolis, professor de música de câmara e violino no Instituto Baccarelli.
Seus professores foram: Cláudio Micheletti, Davi Graton e Cláudio Cruz. Se formou na Academia da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), com menção honrosa pela aprovação na prova simulada da OSESP. Também foi academista da Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP).
Desde 2016 é músico convidado em todas as temporadas da OSESP. Também tocou na Orquestra Sinfônica Heliópolis (OSH - chefe de naipe), Orquestra Experimental de Repertório (OER - chefe de naipe).
Como convidado, já participou da Orquestra Sinfônica de Santo André (OSSA), Orquestra Filarmônica de São Caetano, Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo (OSM) e Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. Como solista, já atuou à frente da Orquestra Experimental de Repertório (Havanaise, Saint-Saëns) e já solou mais de 80 vezes as Quatro Estações de Vivaldi com o grupo de câmara da Orquestra Monte Cristo.
Foi spalla do Festival de Inverno de Campos de Jordão no ano de 2018, reconhecido pelo comentário do Violonista Fábio Zanon, professor da Royal Academy em Londres e diretor do Festival: "Se tivéssemos que escolher um spalla definitivo para todos os festivais, já teríamos encontrado".
Rodrigo Beneducci
Flauta Transversal
Flauta Transversal
Rodrigo iniciou seus estudos nos anos 2000, com José Cassini. No mesmo ano ingressou na Escola Municipal de Música de São Paulo, com orientação do professor Wilson Rezende. Atualmente é aluno de Tiago Meira.
Em 2004 passa a integrar a Orquestra Jovem Tom Jobim, sob regência do Maestro Roberto Sion. Entre 2006 e 2008 fez parte da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, sob regência do Maestro João Maurício Galindo. Ingressou na Universidade Livre de Música (ULM) também em 2008, tendo como professor Marcos Kiehl. Entre os anos 2009 e 2011, integrou a Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, na posição de piccolista. Entre os anos de 2010 e 2012 integrou a Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos sob a regência de Emiliano Patarra, Integrou também a Orquestra Sinfônica de São José dos campos entre os anos de 2010 e 2012.
Em 2009 passou uma temporada na Argentina sob orientação de Cecília Muñoz e Marcelo Álvarez. Em 2011 participou do "Encuentro Internacional de Flautas" (Bariloche, Argentina), tendo como professores Maria Cecília Muñoz, Marcelo Álvarez, Martin Auza e Celso Woltzenlogel. No mesmo ano foi para Suíça para aulas particulares com Maria Cecília Muñoz. Participou de Masterclasses com Benoit Fromanger (França), Felix Renggli (Suíça), Michel Bellavance (Suiço-Canadense), Wolfgang Ritter (Alemanha), Isabelle Soulas (França), Maria Cecilia Muñoz (Argentina - Suíça), Robert Pinkl (Viena), Catalin Opritoiu (Romênia).
Nos anos de 2004, 2009 e 2010 participou do Curso de Férias de Tatuí onde esteve sob orientação de Edson Beltrami, Ângela Jones-Reus, Otávio Blóes e Juliano Arruda. Em 2007, 2008 e 2009 participou do Festival de Música de Santa Cataria sob orientação de Danilo Mezzadri, Alberto Almarza, Curt Schroeter e Kathy Debost. No Ano de 2008 participou da 5a Semana da Música de Ouro Branco sob orientação do flautista Maurício Freire. Em 2011 participou do Festival Musica das Esferas de Bragança Paulista sob a orientação do flautista Marcelo Barboza. Em 2012 participou do II Festival de Música de Pelotas - RS onde recebeu orientações de Mauricio Freire e André Mendes. Em 2015 participou da 33ª Oficina de Música de Curitiba sob a orientação de Maurício Freire. No dia 25 de fevereiro de 2023 Participou da Masterclass de Jacques Zoon no Projeto Musicarium - Joinville - SC.
Participou do Concurso Prelúdio da TV Cultura. Foi Ganhador do concurso Jovens Solistas da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo e Ganhador do concurso Jovens Solistas da Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos por 2 anos consecutivos. Ganhador do Concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo em 2014.
Integrou a Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo (2012 3 mar/2015), que tem como Diretor Artístico e Maestro Cláudio Cruz. Com esta Orquestra participou do Festival MDR nas cidades de Bad Elster e Tambach-Diethraz (Alemanha - 2012), Festival de Música de Trancoso (2013, 2014), Festival Young Euro Classic (Berlim - 2013), Festival Berlioz (La Côte - Saint-André - França - 2014) e Grachtenfestival (Amsterdã-2014).
Em 2015 apresentou-se no The John F. Kennedy Center of The Performing Arts (Washington 3 DC) e no Lincoln Center (New York). Apresentou-se sob regência de Frank Shipway (Inglaterra), Rolf Beck (Alemanha), Guillaume Bourgogne (França), George Stelluto (USA), Diego Guzmán (Venezuela) e participou da Temporada Completa 2015 da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) como Piccolo Solo (convidado).
Cristiano Carvalho
Clarinete
Clarinete
Natural de Mogi das Cruzes - SP, possui vasta experiência profissional em Musicais, gravações de Reeds, realização de programas culturais, festivais de música, encontros e cursos da área musical e teatral na atuação com diversos profissionais e professores da área.
Diplomado em Clarinete pela Universidade Livre de Música (atual EMESP), é Licenciando em Artes Visuais e também é formado em Pedagogia.
É Pós-graduado em Educação Musical, em Gestão Escolar e em Metodologia do Ensino de Arte. É Técnico em Regência e estudou ainda nas seguintes instituições de ensino musical: Escola de Música do Estado de São Paulo - EMESP e Escola Municipal de Música de São Paulo - EMM.
Como músico atuou em diversos Musicais famosos, dentre os quais, destacamse: "Les Miserables" (Os Miseráveis), no Teatro Renault; Ópera Carmen, de Georges Bizet; Ópera "La Traviata", com a Orquestra de Ópera de Jacareí; e, "Chaplin, o Musical", em uma Produção de Claudia Raia.
Atuou ainda como Clarinetista na Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, na Banda Sinfônica Escolar da Prefeitura de Mogi das Cruzes, na Banda Sinfônica de Mogi das Cruzes, na Banda de Música do Comando Militar do Sudeste (2º Batalhão de Polícia do Exército), tendo também atuado como solista junto à Banda Sinfônica Paulista na estreia mundial de uma peça para Clarinete e Banda, de autoria de Ricardo Silva. Atualmente trabalha em Projetos Educacionais de Música e está participando do Musical "Chicago", em Cartaz no Teatro Santander, em São Paulo - SP.
Atuou no Musical: Frozen In Concert, atualmente é substituto no Musical: O Guarda Costas Whitney Houston, Professor e Dirige a Escola de Música Efata em Mogi das Cruzes na Assembleia de Deus Min. Madureira.
Marcio Fortunato
Saxofone
Saxofone
Iniciou seus estudos de Música em 1997, aos 15 anos de idade. Diplomado em Saxofone pela Escola Casa da Música (2001), também estudou Saxofone na Fundação das Artes de São Caetano do Sul (2017 - 2021).
Participou de diversos Masterclasses e Workshops, dentre os quais, destacam-se: Workshop de Saxofone - Linguagem e Sonoridade, com Elias Coutinho, na Escola de Música do Estado de São Paulo - EMESP, em um evento da Barkley Mouthpieces; Workshop de Saxofone - Linguagem e Improvisação, com Josué Lopes; Masterclass de Saxofone, com Branford Marsalis, em evento promovido pelo SESC - SP.
Dentre os grupos instrumentais que participou, cabe destacar: a Big Band do Centro Cultural Taboão, sob a direção do Maestro Alailtom Assumpção, a Big Band da Escola Municipal de Música de São Paulo - EMM, sob a direção do Maestro Jorge Salim, e a Big Band do baixista Zerró Santos.
Como professor de Saxofone, atuou junto à Escola Moonlight (2009), na Associação Sheikinah (2009 - 2011), na Escola Casa da Música (2011 - 2020).
Ainda sobre sua atuação profissional, participou de diversos grupos instrumentais, bem como da gravação de diversos CDs de Música Gospel como integrante de trios de metais e também como solista. Atuou em turnês artísticas no período de 2010 a 2015. Tem atuado como orientador em projetos sociais e desde 2019 atua como 1º Saxofone Alto da X - Jazz Orchestra.
Claudinei Mendonça
Trompa
Trompa
Claudinei Mendonça nasceu e cresceu em São Paulo, onde iniciou seus estudos musicais com seu pai, um violonista talentoso. Mais tarde, continuou a estudar através de programas oferecidos pelas igrejas evangélicas, onde ganhou destaque em gravações e apresentações do meio gospel.
Em 1996, ingressou na EMM e na EMESP ao mesmo tempo, estudando música e trompa. Tocou como músico convidado em diversas orquestras e grupos musicais em várias regiões do Brasil. Participou da OJESP e ingressou na Orquestra Jazz Sinfônica de Diadema 3 SP. Em 2002, ingressou na orquestra de musicais do Teatro Abril, onde tocou em "Les Miserables" e "A Bela e a Fera".
Estudo trompa na FASM, fundou o Quinteto de Sopros Maderessência Paulista e, em 2019, ingressou como solista na BSP. É idealizador do Projeto Hadar, que forma músicos e coristas no seguimento gospel, atuando como Diretor Musical, Regente titular, professor de música e arranjador. O projeto atende cerca de 100 pessoas no bairro de Jardim Vila Formosa, em São Paulo.
Thiago Araujo
Trompete
Trompete
Vencedor do Primeiro Concurso Brasileiro de Trompetistas, Thiago Araujo iniciou seus estudos com seu pai. Foi aluno de Gilberto Siqueira, Flávio Gabriel, Carlos Sulpicio, Silvio Flórido Jr e Edilson Nery.
Estudou na Universidade Livre de Música de São Paulo - ULM (Atual Escola de Música do Estado de São Paulo - EMESP) de 2005 a 2008, no Instituto Baccarelli, de 2007 a 2014, e na Academia de Música da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, de 2014 a 2015.
Atuou junto à Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica Heliópolis, Orquestra Jovem da Orquestra Filarmônica de Israel (Buchmann-Mehta School of Music), Orquestra Filarmônica de Munique, dentre outras.
Em 2017 foi um dos vencedores do concurso de jovens solistas da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Desde então, tem atuado como solista, e professor em festivais.
Atualmente é segundo trompete na Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Professor Suzuki, Endorse da Engelaman Mouthpieces e maestro do Coral ADAI (Assembléia de Deus Alto do Ipiranga).
Reginaldo Thimoteo
Trombone
Trombone
É doutorando em musicologia no Instituto de Artes da Unesp e mestre em práticas interpretativas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É coordenador técnico artístico pedagógico no Projeto GURI e como primeiro trombone atua junto a Orquestra Municipal de Santos, Camerata Sé, além de participar como músico substituto nos musicais da Broadway Priscila do Deserto, Cantando na Chuva, Matilda, Evita Open Air, Um Violinista no Telhado e Cabaret.
Atuou como professor de metais graves e prática de banda no Projeto Guri – SP, foi chefe de naipe na Banda Sinfônica de Cubatão, além de ter atuado como primeiro trombone na Camerata Paulistana e Coral Paulistano Mario de Andrade - THMSP realizando o ciclo completo das missas de W.A. Mozart, dos oratórios A Criação de J. Haydn e Israel no Egito de G. F. Handel.
E como músico convidado/extra junto à Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica do Teatro São Pedro, Orquestra Sinfônica Municipal de Santo André, Bachiana Filarmônica.
Tem sido professor de trombone e regente da banda sinfônica acadêmica dentro da programação pedagógica e artística do Festival Internacional de Música Eleazar de Carvalho – Fortaleza. Tem participado e contribuído com artigos e comunicações dentro das programações do Colóquio de Pesquisas do PPGM-UFRJ, Simpósio Nacional Villa-Lobos – RJ, Associação Brasileira de Trombonistas – ABT, Projeto Caravelas (CESEM – Universidade Nova Lisboa), Revista Brasileira de Música – RBM-UFRJ e Simpósio Villa-Lobos – ECA/USP.
Especializou se nos principais festivais de música do país como o Festival de Inverno de Campos do Jordão - SP, Femusc - SC, Oficina de Música de Curitiba - PR, Encontros da Associação Brasileira de Trombonistas, Projeto Bone - SP e internacionais como Trombonanza - ARG e Latzch Trombone Festival – GER. . Ao longo de sua formação participou de master classes com professores, Darcio Gianelli - BRA, Wagner Polistchuk - BRA, Darrin Milling - EUA, Carl Lenth - EUA, Petur Ericksoon - ICE-ESP, Ben van Dijk - HOL, Massimo La Rosa - ITA, Scott Hartman - EUA, Chris Houlding - ING, Pablo Fenoglio - ARG.
Em sua formação como regente participou de seminários e master classes com os maestros João Wilson Faustini - BRA, Samuel Kerr - BRA, Mônica Giardini - BRA, Marcos Sadao - BRA, George Stelluto - EUA, Laszlo Marosi - HU, Jacob de Haan - HOL.
Iniciou seus estudos ao trombone na Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP) com o professor Marcos Sadao - BRA, graduando-se e licenciando-se na Faculdade Mozarteum de São Paulo (FAMOSP) na classe do professor Gilberto Gianelli - BRA.
Marco Almeida Jr.
Eufônio e Tuba
Eufônio e Tuba
Bacharel em Euphonium pela Faculdade Mozarteum de São Paulo e formado em Regência pelo Conservatório de Tatuí na classe do maestro Dario Sotelo, Iniciou seus estudos aos 10 anos com seu pai na igreja Assembleia de Deus. Teve aula com renomados Professores como: Steven Mead, Adam Frey, David Childs, Demondrae Thurman, e Fernando Deddos.
Participou como artista convidado de diversos festivais nacionais e internacionais. Como musico convidado atuou nas principais orquestras do país, como: Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica de Campinas, Orquestra Sinfônica da Unicamp, Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, e Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz – PA.
Atuou também nas duas principais Bandas Sinfônicas do país, Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí. Participou em 2014 da Conferência “The Midwest Clinic” em Chicago - EUA. Em 2017 atuou como solista convidado na University of Minnesota em Duluth - EUA, a convite do maestro Mark Whitlock.
Atualmente é diretor artístico e regente titular da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, além de professor de eufônio e prática de conjunto. É regente da Banda Sinfônica de Nova Odessa, e músico na Big Band na Gaveta. É Artista Adam’s Instruments e K&G Mouthpieces.
Professores Convidados
Oficina de Regência - Masterclass
Responsável pela Oficina: Professor e Maestro Roberto Farias
Conteúdo Programático:
1) A Arte da Regência - Conceitos e Aplicação;
2) Técnica de Regência - Escolas, Padrões de Gestos e Performance;
3) Repertório - Seleção e Análise;
4) Planejamento e Dinâmica de Ensaio;
5) Música na Igreja.
Oficina de Cordas - Workshop
Responsável pela Oficina: Professor Paulo Galvão
Conteúdo Programático:
1) Posicionamento do corpo nos instrumentos de cordas
2) Execução coletiva de arranjo simplificado contendo as seguintes técnicas a serem demonstradas e explanadas:
a) Detachê
b) Martelê
c) Spiccato
d) Pizzicato
e) Sul Tasto
f) Sul Ponticelo
g) Col Legno
h) Dinâmicas (Várias formas de fazer dinâmicas variando a Pressão, Ponto de Contato e Velocidade do Arco)
i) Técnica de Conjunto (como tocar em conjunto, procurando unificar a sonoridade no naipe de Cordas)
3) Encerramento
Oficina de Flauta Transversal - Masterclass
Responsável pela Oficina: Professor Rodrigo Beneducci
Conteúdo Programático:
Sonoridade na Flauta Transversal
Oficina de Clarinete - Workshop
Responsável pela Oficina: Professor Cristiano Carvalho
Conteúdo Programático:
1) Respiração e Embocadura
2) Técnica de Leitura e Dedilhado
3) Estudo dirigido à Performance
4) Preparação para a Música Sacra
5) Abordagem sobre Coral de Clarinetes
Oficina de Saxofone - Masterclass
Responsável pela Oficina: Professor Marcio Fortunato
Conteúdo Programático:
1) Conhecendo e moldando o seu som;
2) Articulando o seu som;
3) Afinando o seu som;
4) Somando o seu som.
Oficina de Trompa - Workshop
Responsável pela Oficina: Professor Claudinei Mendonça
Conteúdo Programático:
1) Embocadura;
2) Bocais;
3) Aquecimento;
4) Rotina de Estudo;
5) Repertório de Estudo;
6) Estudo Dirigido.
Oficina de Trompete - Masterclass
Responsável pela Oficina: Professor Thiago Araujo
Conteúdo Programático:
1 - A importância de uma Base Sólida (fundamentos);
2 - Conhecendo vários instrumentos da família do Trompete:
📍Como soprar em cada um deles;
📍Para que e como usá-los;
Oficina de Trombone - Masterclass
Responsável pela Oficina: Professor Reginaldo Thimoteo
Conteúdo Programático:
Serão discutidos e trabalhados os conceitos da técnica do instrumento como postura, aquecimento, execução, repertório solo e música de câmara de acordo com o nível e conhecimento dos participantes.
Oficina de Eufônio e Tuba - Workshop
Responsável pela Oficina: Professor Marco Almeida Jr.
Conteúdo Programático:
1) Aspectos Técnicos de Eufônios e Tubas;
2) Rotina Fundamental.
CONTRIBUA
Sua doação será empregada para ajudar a custear as despesas do ENCONTRO DE MÚSICOS e do Instituto de Arte, Cultura e Educação - IACE.
Seja um colaborador e nos ajude a realizar mais trabalhos como este!
Há três opções para doar!
1. Clicando no botão:
2) Transferência; ou, 3) QR-Code (PIX).
Agência: 0001 - Conta: 3964693-3 - Banco: 403 - Cora SCD
Nome: IACE INSTITUTO DE ARTE CULTURA E EDUCACAO
CNPJ: 47.726.353/0001-37 (Chave PIX)